Projeto Presente Arte Arte

Codigo da Coleção: 0176P19061

Sobre a obra

Uma coleção com trabalho atualizado e consistente para o ensino da arte.

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Unidade 1 Formas e cores
    • 1 Linhas
    • 2 Formas de linhas retas
    • 3 Formas e linhas arredondadas
    • 4 Brincar com as cores
    • 5 Recolorir e transformar
    • 6 Padrões
    • Refletindo mais
 
  • Unidade 2 Bichos
    • 1 Pessoas e bichos
    • 2 Os bichos sabem construir!
    • 3 Os felinos de Leda Catunda
    • 4 Animais do Egito Antigo
    • 5 Animais em gravuras
    • 6 Bichos e canções
    • Refletindo mais
 
  • Unidade 3 Casas, castelos e labirintos
    • 1 Casas diferentes!
    • 2 Uma casa engraçada
    • 3 Fachadas coloridas
    • 4 Casas assustadoras
    • 5 Castelos
    • 6 Labirintos
    • Refletindo mais
 
  • Unidade 4 Artistas de circo
    • 1 O circo
    • 2 O circo reúne muitos artistas!
    • 3 Palhaços
    • 4 A menina e o palhaço
    • 5 O circo contemporâneo
    • 6 O circo no cinema
    • Refletindo mais
 
  • De leitor para leitor
  • Bibliografia
  • Unidade 1 Quem faz arte é artista!
    • 1 Onde se faz arte
    • 2 Gentileza nas ruas
    • 3 Estátuas vivas
    • 4 Palavra é para cantar
    • 5 Onde se faz música
    • 6 Criar personagens
    • Refletindo mais – pesquisar atividades artísticas
 
  • Unidade 2 Artistas de diferentes lugares do mundo
    • 1 Costa do Marfim: a arte de Frédéric
    • 2 Índia: as areias coloridas de Anish Kapoor
    • 3 Brasil: desenhos em garrafas feitos por artesãos do Nordeste
    • 4 Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul
    • 5 África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande
    • 6 Do Brasil para a Alemanha: tapetes voadores
    • Refletindo mais – como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes!
 
  • Unidade 3 Arte que se multiplica
    • 1 Texturas
    • 2 Frotagens
    • 3 Carimbos
    • 4 Gravuras feitas com linhas
    • 5 Moldes de papel recortado
    • 6 Músicas e objetos também se multiplicam
    • Refletindo mais – as imagens se repetem
 
  • Unidade 4 A visão de mundo dos artistas
    • 1 Arte e ciência
    • 2 Arte e imaginação
    • 3 Olhar e cuidar da natureza
    • 4 Arte e meio ambiente
    • 5 Podemos transformar o mundo
    • 6 Arte para todos
    • Refletindo mais – conhecer arte amplia nossa visão
 
  • De leitor para leitor
  • Bibliografia
  • Unidade 1 Quem desenha as coisas que usamos?
    • 1 Desenhar objetos
    • 2 Desenhar pensando na ecologia
    • 3 Pensar desenhando: Leonardo da Vinci
    • 4 Criar e transformar objetos
    • 5 Desenhar moda
    • 6 Criar adornos e acessórios
    • Refletindo mais – Design e arte
 
  • Unidade 2 Arte feita com muitas coisas
    • 1 O reuso de materiais em arte
    • 2 Pegar e transformar imagens
    • 3 Arthur artista
    • 4 Reconhecimento e homenagem
    • 5 Brinquedo, comida e arte
    • 6 O valor do alimento e da arte
    • Refletindo mais – os artistas podem criar com recursos mais diversos
 
  • Unidade 3 Artistas imigrantes
    • 1 Lasar Segall: da Lituânia para o Brasil
    • 2 Samson Flexor: da Romênia para o Brasil
    • 3 Lina Bo Bardi: da Itália para o Brasil
    • 4 A designer Lina Bo Bardi
    • 5 Manabu Mabe: do Japão para o Brasil
    • 6 Vieira da Silva: uma apátrida do Brasil
    • Refletindo mais – Como é ser imigrante?
 
  • Unidade 4 Texto e imagem fazem arte
    • 1 Escrever, cortar e colar
    • 2 Poesia visual
    • 3 Arnaldo Antunes
    • 4 Fazendo arte com textos
    • 5 Receita de obras de arte
    • 6 Chão de artista
    • Refletindo mais – Faça uma colagem misturando palavras e imagens
 
  • De leitor para leitor
  • Bibliografia
  • Unidade 1 Tradições do Brasil
    • 1 A festa do boi
    • 2 A tradição da argila
    • 3 Personagens fantásticas
    • 4 Cantando e brincando
    • 5 O Carnaval
    • 6 Baile de Carnaval
    • Refletindo mais – Crie um jogo brasileiro
 
  • Unidade 2 Retratos e danças
    • 1 O que é um retrato
    • 2 O retrato pode ser inventado
    • 3 Autorretrato
    • 4 Gente que dança
    • 5 Nos diferentes passos da dança
    • 6 Inventando uma dança
    • Refletindo mais – dançar para ser filmado
 
  • Unidade 3 Arte indígena e afro-brasileira
    • 1 Arte plumária
    • 2 Um mestre na cerâmica da Amazônia
    • 3 Modelagem com argila
    • 4 A cultura afro-brasileira
    • 5 A moda inspirada na arte africana
    • 6 Inspirações na cultura Africana
    • Refletindo mais – Música é cultura
 
  • Unidade 4 Espaços das artes e quadrinhos
    • 1 Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística
    • 2 Arte e ambiente
    • 3 Performances e happenings
    • 4 Ler e estudar quadrinhos
    • 5 Os elementos das HQ’s
    • 6 Escrever e desenhar quadrinhos
    • Refletindo mais – Gibitecas, cinematecas, fanzines
 
  • De leitor para leitor
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Unidade 1 Origens da pintura e da música
    • 1 Existe uma arte rupestre no Piauí!
    • 2 Materiais para pintar nas rochas
    • 3 Eles também faziam música
    • 4 Percussão vocal
    • 5 Instrumentos musicais
    • 6 Uma maneira diferente de fazer música
    • Refletindo mais – Apresentações musicais
 
  • Unidade 2 O corpo como instrumento
    • 1 Articulações e apoios do corpo
    • 2 Observar e fazer mímica
    • 3 Aprendendo a imitar
    • 4 Maquiagem e figurino
    • 5 Máscaras
    • 6 Teatro de mascaras
    • Refletindo mais – Do som à cena teatral
 
  • Unidade 3 A paisagem e a arte na cidade
    • 1 Pontos de vista
    • 2 Cartões-postais
    • 3 Paisagem sonora
    • 4 Arte e comunidade
    • 5 Esculturas de Aleijadinho
    • 6 Arte nas ruas
    • Refletindo mais – A paisagem do future
 
  • Unidade 4 Teatro e animação
    • 1 Teatro de sombras
    • 2 Teatro de bonecos
    • 3 Podemos contar histórias com objetos
    • 4 A invenção do desenho animado
    • 5 Como fazer animações
    • 6 Objetos animados
    • Refletindo mais – Animação
 
  • De leitor para leitor
  • Glossário
  • Bibliografia

Luciana Mourão Arsla

Doutora em Educação, área de concentração: Educação – Opção: Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolve pesquisas em Somaestética e em Dança. Foi professora no Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas e particulares de São Paulo por 5 anos.

Tarcísio Tatit Sapienza

Graduado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Artista e arte-educador atuante na produção de materiais educativos e na formação de professores de Arte.

Rosa Iavelberg

Doutora em Artes, área de concentração: Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua na formação continuada de professores de Arte.

Clique para ver o livro

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre

Projeto Presente Arte

Projeto Presente Arte

Conheça todas as Disciplinas