Buriti Mais Ciências

Codigo da Coleção: 0155P19031

Sobre a obra

Uma coleção que estimula o aprendizado por meio da investigação e da formação humana.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Presença de atividades alfabetizadoras do 1º ao 3º ano
• Desenvolvimento do domínio da linguagem do 2º ao 5º ano
• Oportunidades de pesquisa e reflexão sobre a participação individual e coletiva na sociedade, com a seção Investigar o assunto
• Articulação dos conhecimentos científicos com a realidade cotidiana e com a educação em valores
• Grande quantidade de atividades práticas com materiais de baixo custo
• Conteúdos sobre animais e plantas perpassam diferentes temáticas do estudo das ciências

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Unidade 1 - Quem eu sou
    • Investigar o assunto: como eu sou?
    • Capítulo 1. Como você é?
      • Experimento: qual é o ser vivo?
      • Experimento: tamanho das mãos
    • Capítulo 2. Eu percebo o ambiente
      • Construção de modelo: quadro de texturas
      • Álbum de ciências: pessoas com deficiência têm direito de ir à escola
    • Capítulo 3. Fases da vida
      • O mundo que queremos: Direitos em todas as fases da vida
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 2 – Cuidar de mim
    • Investigar o assunto: O que eu posso fazer para cuidar de mim
    • Capítulo 1. Cuido do meu corpo
      • Álbum de ciências: a invenção do chuveiro elétrico
      • Experimento: mãos limpas, mãos sujas
    • Capítulo 2. Cuido do meu bem-estar
      • O mundo que queremos: a boneca e o boneco
    • Capítulo 3. Eu cuido do ambiente
      • Experimento: vamos reutilizar?
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 - O tempo passa 60 investigar o assunto: cabeleira de
    • Capítulo 1. Organização do dia
    • Capítulo 2. As mudanças nos seres vivos
      • O mundo que queremos: convivência entre crianças e idosos
    • Capítulo 3. O tempo meteorológico
      • Álbum de ciências: o tempo meteorológico em diferentes locais do Brasil
    • Construção de modelo: construindo uma biruta
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 - os materiais ao meu redor
    • Investigar o assunto: bolas que quicam
    • Capítulo 1. Materiais do cotidiano
    • Capítulo 2. Os materiais da escola
      • Álbum de ciências: papel
        • construção de modelo: origami
    • Capítulo 3. Obtenção dos materiais
      • O mundo que queremos: meu brinquedo, seu brinquedo!
    • O que você aprendeu
 
  • Bibliografia
  • Jogo
  • Unidade 1 - Cuidar da saúde
    • Investigar o assunto: Cuidados na infância
    • Capítulo 1. O que é saúde?
    • Capítulo 2. Cuidar da higiene
      • Para ler e escrever melhor: Cuidar da saúde da boca a vida toda
      • Experimento: A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol
    • Capítulo 3. Movimentar o corpo
      • Uso de instrumento: Medindo a pulsação
      • Álbum de Ciências: Dicas para o uso da mochila
    • O mundo que queremos: Brincadeira para todos
    • Capítulo 4. Descanso e convivência
      • Pesquisa: Bullying
    • que você aprendeu
 
  • Unidade 2 - O ambiente
    • Investigar o assunto: Observação em campo
    • Capítulo 1. O que há no ambiente?
    • Capítulo 2. Elementos não vivos
      • Álbum de Ciências: O começo e o fim do dia
      • Experimento: Sombras durante o dia
      • Experimento: A energia do Sol aquece os materiais igualmente?
    • Capítulo 3. Os seres vivos
      • Para ler e escrever melhor: Variedade de seres vivos
    • Capítulo 4. As relações no ambiente
      • Construção de modelo: terrário
    • Capítulo 5. Cuidar do ambiente
      • Álbum de Ciências: Você já ouviu falar em permacultura?
    • O mundo que queremos: Importância das árvores
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 - As plantas
    • Investigar o assunto: Horta suspensa
    • Capítulo 1. Conhecendo as plantas
      • Experimento: As plantas e a luz
    • Capítulo 2. Partes das plantas
      • Para ler e escrever melhor: Abelhas e polinização
    • Capítulo 3. As plantas na alimentação
      • Álbum de Ciências: As plantas e a arte
      • Receita: Salada de frutas
    • Capítulo 4. Outros usos das plantas
      • Álbum de Ciências: Paisagismo
    • O mundo que queremos: O conhecimento das plantas
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 - Os materiais
    • Investigar o assunto: Faça seu boneco
    • Capítulo 1. Os materiais do dia a dia
      • Experimento: Flutua ou afunda?
    • Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais
    • Capítulo 3. Os materiais naturais
    • Capítulo 4. Os materiais artificiais
      • Para ler e escrever melhor: Transformando materiais em arte
    • Capítulo 5. As pessoas criam e inventam
      • Álbum de Ciências: A evolução dos livros
      • Pesquisa: Acessibilidade para cadeirantes na escola
    • mundo que queremos: Tecnologia e saúde
    • Capítulo 6. Cuidado com os materiais
    • que você aprendeu
 
  • Bibliografia
  • Unidade 1 - Os animais
    • Investigar o assunto: Organização e classificação
    • Capítulo 1. Características dos animais
      • Álbum de Ciências: Cuidados com os filhotes
    • Capítulo 2. A classificação dos animais
    • Capítulo 3. Animais invertebrados
      • Pesquisa: A vida do mosquito-da-dengue
      • Para ler e escrever melhor: O polvo
    • Capítulo 4. Animais vertebrados
      • Álbum de Ciências: O ser humano é um animal vertebrado
      • Pesquisa: Visita ao zoológico
      • O mundo que queremos: Abandono e adoção de animais
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 2 - Luz e som
    • Investigar o assunto: A luz e a visão
    • Capítulo 1. Os sentidos
      • Álbum de Ciências: Deficiências sensoriais
      • Divulgação: Cuidar dos órgãos dos sentidos
      • Para ler e escrever melhor: O perigo das telinhas
    • Capítulo 2. A luz
      • Uso de instrumento: Filtros de cor
      • Experimento: A luz e os materiais
    • Capítulo 3. A luz e os corpos
    • Capítulo 4. O som
      • Experimento: Produção de som
      • Construção de modelo: Construir instrumentos musicais
      • O mundo que queremos: Poluição sonora
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 - Ar, água e solo
    • Investigar o assunto: Observação do solo
    • Capítulo 1. Representações da Terra
      • Álbum de Ciências: A Terra à noite
      • Construção de modelo: Montagem de um globo terrestre
    • Capítulo 2. Estamos rodeados por ar
      • Construção de modelo: Paraquedas de brinquedo
    • Capítulo 3. A água no planeta
      • O mundo que queremos: A água é um direito de todos
    • Capítulo 4. As rochas e o solo
      • Experimento: A passagem da água através do solo
      • Para ler e escrever melhor: Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 - O que vemos no céu?
    • Investigar o assunto: Hábito de observar o céu
    • Capítulo 1. Observando o céu de dia
      • Álbum de Ciências: Arco-íris
      • Experimento: Vamos fazer um arco-íris?
    • Capítulo 2. Observando o céu à noite
      • Experimento: O tamanho dos astros
      • Para ler e escrever melhor: O que é isso no céu?
    • Capítulo 3. Os dias e as noites
      • Experimento: Como acontecem o dia e a noite
      • O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro
    • O que você aprendeu
 
  • Bibliografia
  • Recortes
  • Unidade 1 - A vida que a gente não vê
    • Investigar o assunto: O menor de todos
    • Capítulo 1. A invenção do microscópio
      • Álbum de Ciências: Microscópio óptico
    • Capítulo 2. As células
      • Álbum de Ciências: Composição do organismo
    • Capítulo 3. Os vírus e as bactérias
    • Capítulo 4. Os fungos e os protozoários
      • Experimento: Pão mofado
      • Para ler e escrever melhor: O maior ser vivo do mundo
    • Capítulo 5. Os microrganismos e a saúde
      • Exposição de arte: Pequenos seres vivos
      • Divulgação: Folheto educativo
    • Capítulo 6. Tecnologia a favor da saúde
      • O mundo que queremos: Calendário de vacinação
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 2 - Seres vivos e ecossistemas
    • Investigar o assunto: A alimentação dos seres vivos
    • Capítulo 1. Os animais se alimentam
      • Álbum de Ciências: A mariposa-esfinge-de-morgan
    • Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento
    • Capítulo 3. A decomposição
      • Álbum de Ciências: Evitando a decomposição
    • Capítulo 4. Os ecossistemas
      • Para ler e escrever melhor: Animais marinhos em diferentes ecossistemas
      • Brincadeira: Jogo da cadeia alimentar
      • O mundo que queremos: A importância das algas
    • Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 - A matéria e suas transformações
    • Investigar o assunto: Tudo junto vira pão
    • Capítulo 1. Reconhecer a matéria
    • Capítulo 2. Transformações físicas da matéria
      • Experimento: A solubilidade do sal em água
      • Álbum de Ciências: Derretimento do gelo nos polos
    • Capítulo 3. Misturas
      • Experimento: Separar a tinta da água
      • Para ler e escrever melhor: Destilação do petróleo
    • Capítulo 4. Transformações químicas da matéria
      • Experimento: Transformação do leite em massa de modelar
      • O mundo que queremos: Reciclagem de materiais
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 - Aprender com o céu
    • Investigar o assunto: Amanhecer e entardecer
    • Capítulo 1. As informações que estão no céu
      • Para ler e escrever melhor: O astrônomo
    • Capítulo 2. Os astros e a passagem do tempo
      • Álbum de Ciências: As estações do ano no Brasil
    • Capítulo 3. Os calendários
      • O mundo que queremos: Conhecendo alguns calendários
    • Capítulo 4. Orientação no espaço e movimento
      • Experimento: Localizando os pontos cardeais
      • Álbum de Ciências: Rosa dos ventos
      • Construção de modelo: Construindo uma bússola
    • O que você aprendeu
 
  • Bibliografia
  • Unidade 1 - Recursos naturais e meio ambiente
    • Investigar o assunto: Conhecer o próprio lixo
    • Capítulo 1. Recursos naturais
    • Capítulo 2. Propriedades físicas dos materiais
      • Experimento: Testando os materiais
    • Capítulo 3. Energia elétrica e magnética
      • Álbum de Ciências: Consumo responsável de energia elétrica
      • Experimento: Construir circuito e testar materiais
      • Experimento: Como testar o magnetismo?
    • Capítulo 4. Energia térmica
      • Experimento: Como preservar a temperatura?
    • Capítulo 5. Consumo consciente
      • Pesquisa: Sucata eletrônica
      • Para ler e escrever melhor: Ciclo de vida dos materiais
    • Capítulo 6. Tecnologias sustentáveis
      • O mundo que queremos: Populações tradicionais e natureza
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 2 - Água
    • Investigar o assunto: Medindo a quantidade de chuvas
    • Capítulo 1. A água no planeta
    • Capítulo 2. Propriedades da água
      • Experimento: A solubilidade do sal em água
      • Experimento: Diferença entre a água salgada e a água doce
    • Capítulo 3. O ciclo da água
      • Experimento: As plantas retiram água do ambiente?
      • Álbum de Ciências: O ciclo da água e o clima
      • Experimento: A cobertura do solo
      • Para ler e escrever melhor: Geração de energia e chuvas
    • Capítulo 4. Usos da água
      • Experimento: Separação de misturas
      • O mundo que queremos: Mudanças climáticas afetam o ciclo da água
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 - Funcionamento do corpo humano
    • Investigar o assunto: Conhecer o corpo humano
    • Capítulo 1. Alimentos e nutrientes
      • Experimento: Testando a presença de amido
      • Experimento: De olho nas embalagens dos alimentos
      • Para ler e escrever melhor: Aproveitamento integral dos alimentos
      • Pesquisa: Cardápio equilibrado
      • O mundo que queremos: Prevenção de distúrbios alimentares
    • Capítulo 2. Alimentação e energia
    • Capítulo 3. Transporte de gases e nutrientes
      • Experimento: Modelo de pulmão
    • Capítulo 4. Eliminação de resíduos
      • Álbum de Ciências: Curiosidades incríveis e nojentas do corpo humano
      • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 - O céu à noite
    • Investigar o assunto: Pontos luminosos
    • Capítulo 1. Movimentos da Terra
      • Álbum de Ciências: Dias e noites em uma estação espacial
    • Capítulo 2. A Lua
      • Observação: Observar e registrar as fases da Lua
    • Capítulo 3. As constelações
      • Álbum de Ciências: Bandeira do Brasil e as constelações
      • Pesquisa: Identificando constelações
      • Para ler e escrever melhor: Aprenda a se orientar pelos astros
    • Capítulo 4. Instrumentos de observação do céu
      • Construção de modelo: Construindo uma luneta
      • O mundo que queremos: As mulheres na Astronomia
    • O que você aprendeu
 
  • Bibliografia
  • Recortes
Clique para ver o livro

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 A vida da onça pintada    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
A vida da onça pintada
1º Ano

Venha aprender mais sobre a onça-pintada, suas curiosidades e detalhes sobre seu desenvolvimento durante a vida.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Somos todos iguais    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Somos todos iguais
1º Ano

Todas as pessoas têm características próprias e devem ser tratadas de modo igual. Uma maneira delicada de aprender e falar sobre como nós somos.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Higiene do corpo    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Higiene do corpo
2º Ano

Uma maneira descontraída de falar sobre os hábitos de higiene e quais as situações devemos praticar esses hábitos.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Tecnologias sustentáveis    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Tecnologias sustentáveis
5º Ano

Uma atividade para conhecer as diversas iniciativas que impactam menos o nosso meio ambiente.

Visualizar

Buriti Mais

Conheça todas as Disciplinas