Práticas Corporais Educação Física

Codigo da Coleção: 0175P19161

Sobre a obra

Elaborada por especialistas que também são professores em escolas públicas.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Valorização do professor de Ed. Física como agente de transformação social
• Teoria aliada à prática de modo objetivo e consistente
• Unidades temáticas com sugestões práticas: brincadeiras/jogos, esportes,
dança, ginástica geral e lutas
• Atividades de fácil aplicação para as diferentes realidades escolares
• Adaptação de atividades para alunos com deficiência física, visual ou auditiva
• Fotos e ilustrações técnicas das práticas que exigem movimentos corporais específicos
• Propostas de avaliação

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 3º ano
  • 1º ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 As brincadeiras cantadas: movimentos e sons
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas
    • Experimentação e Fruição
      • Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana
    • Construção de valores – Todos podem dançar?
 
  • Tema 2 A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância
    • Experimentação e Fruição
      • Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe do padre Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: deslocamentos e equilíbrios
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica
    • Experimentação e Fruição
      • Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado
 
  • Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança
    • Experimentação e Fruição
      • Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 No mundo dos esportes
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade
    • Experimentação e Fruição
      • Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido Construção de valores
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de precisão
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O jogo de boliche
    • Experimentação e Fruição
      • Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos Construção de valores – Derruba garrafas sentado
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema As brincadeiras e os jogos da cultura popular
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Nunca três; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente
    • Avaliação e Registro
    • Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância
 
  • 2º ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 Danças em diferentes formações
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As formas na dança
    • Experimentação e Fruição
      • Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias
    • Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda?
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Danças circulares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas
    • Experimentação e Fruição
      • Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: os saltos e os giros
  • Os saltos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os saltos; Posições básicas dos saltos
    • Experimentação e Fruição
      • Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos
    • Construção de valores – Saltar juntos e separados
 
  • Os giros
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os giros
    • Experimentação e Fruição
      • Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas
 
  • Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias (parada de cabeça e parada de mãos)
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os apoios invertidos
    • Experimentação e Fruição
      • Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Carrinho de mão; Apoio na parede; Caminho acrobático Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esportes assistidos ou praticados pelos familiares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Mas só futebol?
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido
    • Construção de valores
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de marca
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo
    • Experimentação e Fruição
      • Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)
    • Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema As brincadeiras e os jogos do contexto regional
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias
    • Avaliação e Registro
 
  • Bibliografia
  • 3o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 Danças indígenas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As danças indígenas
    • Experimentação e Fruição
      • Dança do bate-pau; Dança Matipú
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 As danças populares do Brasil: a catira
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola
    • Experimentação e Fruição
      • Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: acrobacias rodante e ponte
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O rodante e a ponte
    • Experimentação e Fruição
      • Passagem pela ponte; Rodante no bambolê
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A ginástica rítmica
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A ginástica rítmica
    • Experimentação e Fruição
      • Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Ginástica rítmica: conjunto
    • Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Diferença entre jogo e esporte
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte
    • Experimentação e Fruição
      • Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes
    • Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de invasão
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão
    • Experimentação e Fruição
      • Minijogos de futebol; Minijogos de handebol
    • Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira
    • Experimentação e Fruição
      • Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Pula-sela; Escravos de Jó
    • Construção de valores – Queimada com limitações
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Jogos cooperativos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos
    • Experimentação e Fruição
      • Travessia do rio; Agrupando; Paraquedas
    • Construção de valores – Passando o bambolê
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 O que são lutas?
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas
    • Experimentação e Fruição
      • Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre
    • Construção de valores – As mulheres nas lutas
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esquiva e imobilização
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O dojo; Prontos para a luta
    • Experimentação e Fruição
      • Pega o rabo; Variação do jogo pega o rabo; Estoura balões de festa (bexigas); Pisa-pé; Pega-prendedores; Variação do jogo pega-prendedores; Captura do coelho
    • Construção de valores – Sem limites
    • Avaliação e Registro
 
  • 4o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 As quadrilhas juninas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha
    • Experimentação e Fruição
      • Quadrilha; Recriar a quadrilha
    • Construção de valores – Quadrilha das cadeiras
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Festival de danças populares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas
    • Experimentação e Fruição
      • Carimbó; Pau de fitas; Festival
    • Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 A ginástica artística e seus aparelhos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os aparelhos da ginástica artística
    • Experimentação e Fruição
      • Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela (salto sobre a mesa)
    • Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A ginástica acrobática
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As acrobacias
    • Experimentação e Fruição
      • Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos
    • Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esporte não tem gênero!
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino
    • Experimentação e Fruição
      • Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas
    • Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de campo e taco
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol
    • Experimentação e Fruição
      • Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro
    • Construção de valores – Criar jogos de campo e taco
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo
    • Experimentação e Fruição
      • As pinturas e os jogos; Cabra-cega
    • Construção de valores – Daruma-san ga koronda
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Os espaços de brincadeiras e jogos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer
    • Experimentação e Fruição
      • Os espaços e os jogos; Gincana
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar
    • Experimentação e Fruição
      • Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza; No ringue
    • Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Lutas e desenhos animados
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A violência nos desenhos animados e a formação da criança
    • Experimentação e Fruição
      • A personagem; A luta nos desenhos animados; Criação de histórias
    • Construção de valores – Mulan
    • Avaliação e Registro
 
  • 5o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 No passo do hip-hop
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua
    • Experimentação e Fruição
      • Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua
    • Construção de valores – Freestyle adaptado
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Maculelê
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Maculelê
    • Experimentação e Fruição
      • Maculelê
    • Construção de valores – Maculelê adaptado
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Ginástica geral
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A ginástica geral
    • Experimentação e Fruição
      • Gymnaestrada na escola
    • Construção de valores – Coreografia para todos
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A classificação da ginástica
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição; Ginástica para demonstração
    • Experimentação e Fruição
      • Ginástica de condicionamento físico; Ginástica alternativa – ioga; Ginástica acrobática e ginástica localizada
    • Construção de valores – Robô com comandos
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol
    • Experimentação e Fruição
      • Voleibol com bola grande de plástico
    • Construção de valores – Voleibol paralímpico
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Classificação dos esportes
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes
    • Experimentação e Fruição
      • Classificação dos esportes
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Jogos africanos e indígenas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas
    • Experimentação e Fruição
      • My God (Meu Deus); Terra-mar; Bon kidi; Ketinho mitselü; Kolidihô
    • Construção de valores – Heiné kuputisü
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Jogos digitais
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais
    • Experimentação e Fruição
      • Quadribol; Campo minado
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 Variações dos elementos das lutas
    • Para começar
  • Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas
  • Experimentação e Fruição
    • Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sob o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país
  • Construção de valores – Luta e deficiência visual
  • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A origem das lutas
  • Para começar
  • Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas
  • Experimentação e Fruição
    • Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana
  • Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo
  • Avaliação e Registro
 
  • Bibliografia
Clique para ver o livro

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre

Práticas Corporais

Práticas Corporais

Conheça todas as Disciplinas